O Hemiciclo do Parlamento Europeu 

O Hemiciclo do Parlamento Europeu

Bruxelas
Hemiciclo

Uma visita ao Hemiciclo é uma ótima forma de absorver a excitante atmosfera do maior parlamento transnacional do mundo e obter informações sobre as suas competências e funções.

30-90'
10-100
24

O Hemiciclo do Parlamento Europeu

Bruxelas
Hemiciclo

The Brussels Hemicycle is closed for individual visitors during the plenary session from Monday 19 October (afternoon) until Thursday 22 October. Visitors will only be able to access the Hemicycle on Monday, from 9.00 until 16.00 (last entry at 15.00). Thank you for your understanding.

O Hemiciclo é o coração da democracia europeia, onde os deputados ao Parlamento Europeu se juntam em sessões plenárias e onde têm lugar os maiores e mais importantes debates.  É também o palco de muitas votações históricas que afetam a vida e o dia-a-dia dos cidadãos da União Europeia.

A visita pode ser feita em qualquer uma das 24 línguas oficiais da União Europeia. As visitas são gratuitas. Uma reserva prévia é necessária tanto para grupos como para visitantes individuais. É inteiramente acessível a visitantes com deficiência.

 

Neste momento temos disponíveis as seguintes propostas:

  • visitas individuais
  • sessões de informação interativas online com um orador do Parlamento
  • Seminários Europeus da Juventude online

Visitantes individuais

Os visitantes individuais podem visitar o Hemiciclo com um guia multimédia, participar numa sessão de informação personalizada ou acompanhar as sessões plenárias. Estão disponíveis visitas para particulares, famílias e pequenos grupos até 9 pessoas. As crianças com idade inferior a catorze anos devem ser acompanhadas por um adulto.

Durante a sua visita ao Hemiciclo terá a oportunidade de descobrir a exposição de arte “Unida na diversidade”. Esta faz parte da coleção de arte do Parlamento Europeu, que contém obras de arte de todos os Estados-Membros. Pode descobrir mais sobre esta coleção aqui.

 

Guias multimédia

Visite o hemiciclo ao seu próprio ritmo com um guia multimédia, e aprenda como o Parlamento Europeu funciona. As visitas com guias multimédia estão disponíveis nas 24 línguas oficiais da UE, e duram cerca de 60 minutos. Durante as sessões plenárias não é possível efetuar visitas com guias multimédia.

Pode descarregar o guia antes da sua visita. A app 'EP Visit' está disponível na  Apple Store e Google Play.

 

Sessões de informação sobre a atividade parlamentar

Coloque as suas questões a um dos nossos oradores enquanto segue uma sessão de informação sobre o trabalho e o papel do Parlamento Europeu. Estas sessões de informação realizam-se às segundas-feiras.  Duram cerca de 60 minutos e estão disponíveis em inglês e francês (as sessões nas restantes línguas dependem da disponibilidade dos nossos colaboradores).

 

Acompanhe a sessão plenária (as visitas durante as sessões plenárias encontram-se suspensas devido à Covid-19)

Durante as sessões plenárias, existe um número limitado de lugares para os visitantes individuais acompanharem a sessão durante uma hora. A entrada depende da disponibilidade de lugares. Confira as datas das sessões plenárias em Bruxelas no horário das visitas.

Horário das visitas

As visitas não se realizam aos fins de semana e em dias de encerramento ou feriados públicos. Em 2020 estes últimos incluem 02/11 e o período de 24/12 a 03/01/2021.

Guias multimédia¹ Segunda – Quinta Sexta
9:00 – 17:00 9:00 – 13:00
Guias multimédia¹
 
Segunda – Quinta
9:00 – 17:00
Sexta
9:00 – 13:00
Sessões de informação Segunda
11:00 e 15:00
Sessões de informação
 
Segunda
11:00 e 15:00
 
 
Sessões plenárias² Quarta Quinta
15:00 – 17:30 9:00 − 12:00
Sessões plenárias²
 
Quarta
15:00 – 17:30
Quinta
9:00 − 12:00
  1. A última entrada para visitas com guias multimédia realiza-se às 16:00 de segunda a quarta-feira e às 12:00 à sexta-feira.
  2. As sessões plenárias que têm lugar em Bruxelas estão marcadas no calendário do Parlamento Europeu como blocos de dois dias a vermelho.
    • Em 2020: as visitas durante as sessões plenárias estão suspensas.
    • Em 2021: 24 – 25 Março, 23 – 24 Junho, 10 – 11 Novembro.

Grupos

As visitas de grupo presenciais ao Hemiciclo encontram-se suspensas de momento; no entanto, dispomos de uma oferta alternativa online.

 

Sessão de informação interativa online

Aprenda mais sobre o papel e as competências do Parlamento Europeu numa apresentação online personalizada e interativa, numa das 24 línguas oficiais da UE. Pode colocar as suas questões a um dos nossos oradores e convidar um deputado ao Parlamento Europeu.

Pode reservar uma visita para o seu grupo preenchendo o formulário online, por favor mencione que quer uma “Visita online” no campo “Expetativa em relação à visita”.

 

Seminário Europeu da Juventude online

Participe num Seminário Europeu da Juventude online.

Estes seminários oferecem uma experiência imersiva para grupos de jovens de diferentes países europeus para debaterem e explorarem assuntos importantes. Promovem uma cidadania ativa e uma abertura às culturas europeias e fomentam a participação da juventude no processo democrático.

O programa consiste numa introdução ao papel e competências do Parlamento Europeu, grupos de trabalho em salas de discussão, onde os participantes trabalham em subgrupos para identificar desafios e propor soluções concretas para estes, e uma discussão com um deputado ao Parlamento Europeu, que reagirá às ideias geradas durante os grupos de trabalho.

O programa está desenhado para grupos de participantes com idades entre os 16 e os 18, ou entre os 18 e os 26 anos. Os participantes são misturados para criar vários subgrupos, que trabalham cada um em salas de discussão sobre um aspeto específico do tópico do seminário.

A duração desta atividade é de aproximadamente duas horas. Realiza-se em inglês, francês ou alemão, outras línguas são possíveis a pedido e consoante disponibilidade.

 

Visitas presenciais (suspensas de momento devido à Covid-19)

Podem ser organizadas visitas ao Hemiciclo para grupos de 10 a 100 pessoas, devendo ser reservadas com 2 a 3 meses de antecedência. Os pedidos estão sujeitos à disponibilidade de salas e de oradores.

As visitas de grupos têm uma duração de 1 a 2 horas e consistem numa apresentação personalizada feita por um membro do pessoal sobre o papel e as competências do Parlamento Europeu, numa sessão de perguntas e respostas e numa visita à galeria do Hemiciclo. Estão disponíveis nas 24 línguas da UE, de segunda a sexta-feira. Em função do calendário do Parlamento Europeu, os grupos têm igualmente a possibilidade de acompanhar a sessão a partir da galeria, durante uma hora.

Não se realizam visitas aos fins de semana, e em dias de encerramento e feriados públicos.

Os responsáveis pelos grupos podem reservar uma visita preenchendo o formulário de pedido em linha.

 

Visitas combinadas a vários locais

Por favor indique se pretende combinar a sua visita ao Hemiciclo com uma visita ao Parlamentarium e/ou à Casa da História Europeia ao preencher o pedido de reserva. A informação prévia assegurará uma visita sem problemas.

Medidas Covid-19

  • Por favor reserve a sua visita online. Se não tiver uma reserva, só terá acesso se houver lugar suficiente.
  • Por favor traga a sua própria máscara.
  • Poderá haver controlos de temperatura à entrada e o acesso não lhe será permitido se a sua temperatura for superior a 37,7ºC.
  • As visitas são feitas num percurso fixo.
  • Mantenha uma distância de segurança de 1,5m dos outros visitantes.

Segurança

É necessário um documento de identificação válido (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte) para aceder aos edifícios do Parlamento Europeu.

Todos os visitantes e bens pessoais são sujeitos a controlos de segurança semelhantes aos dos aeroportos, antes da entrada. As armas de fogo, os explosivos ou substâncias inflamáveis, gás pimenta, objetos cortantes e outros objetos que possam ser considerados armas são proibidos. Em conformidade com a legislação nacional belga, certos artigos proibidos podem ser entregues à polícia.

As fotografias e filmagens são autorizadas dentro da área dos visitantes, mas são proibidas na zona de segurança e na galeria do Hemiciclo durante as sessões.

Acessibilidade

Para visitantes com mobilidade reduzida, a área de visita ao Hemiciclo é inteiramente acessível a cadeiras de rodas, e o nosso pessoal está disponível para prestar qualquer ajuda necessária.

Durante as visitas, o nosso pessoal terá o maior prazer em trabalhar com intérpretes de linguagem gestual. Compete aos responsáveis pelos grupos organizar a prestação dos serviços destes intérpretes.

Se necessitar de assistência especial, queira informar-nos antecipadamente.

Instalações (não disponível devido à Covid-19)

Existe uma cantina no edifício Paul-Henri Spaak, mas apenas está disponível para os grupos mediante marcação.

Hemiciclo

Paul-Henri Spaak building
Rue Wiertz / Wiertzstraat 60
B-1047 Brussels
Belgium

Como chegar

A estação Bruxelas-Luxemburgo é a mais próxima do Parlamento Europeu.

Adaptado a pessoas invisuais
Café
Adaptado a pessoas com deficiência auditiva
Restaurante
Espaço para depósito de bagagem
Adaptado a pessoas portadoras de deficiência motora
Wi-Fi

Informações práticas

Prosseguir a visita

  

Casa da História Europeia

Bruxelas
Casa da História Europeia
90'
10
24

Parlamentarium

Bruxelas
Parlamentarium
60'
6
24

Jogo de simulação

Bruxelas
Parlamentarium
14
18
anos
150'
16-32
24

Estação Europa

Bruxelas
Estação Europa
15'
1
24